Alimento funcional. Mas o que é isso?

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A gente ouve, ouve, muitas vezes até reproduz, mas não tem a mínima ideia do que se trata um alimento funcional.

Então, vamos entrar um pouco em definições científicas para entendermos o que se trata algo funcional? As ciências sociais, especificamente na sociologia e na antropologia sociocultural, o funcionalismo (também chamado análise funcional) é uma filosofia sociológica que originalmente tenta explicar as instituições sociais como meios coletivos de satisfazer necessidades biológicas individuais. 

Sendo assim, os Alimentos funcionais são aqueles alimentos ou ingredientes que, além das funções nutricionais básicas, quando consumidos como parte da dieta usual, produzem efeitos metabólicos, fisiológicos e/ou benéficos à saúde. Eles devem ser seguros para consumo sem supervisão médica e  sua eficácia e segurança devem ser asseguradas por estudos científicos.

Trata-se de um alimento natural ou enriquecido com aditivos alimentares como – entre outros – vitaminas, minerais dietéticos, culturas bacterianas, Ômega 3, antocianinas, carboidratos – fibras (como probiótico, prebióticos, etc.) que possam contribuir para a manutenção da saúde e redução do risco de doenças.

No Brasil, são vários os produtos que tentam agregar um valor nutricional maior aos alimentos. Já está sendo produzindo, em caráter experimental, um amido de milho que agrega aveia, cevada, arroz e milho, vitaminas e ferro. Algumas marcas de leite incluem em sua composição o ferro, que ajuda no tratamento da anemia, principalmente entre crianças e idosos, além de várias vitaminas com funções diversas e até um ácido chamado ômega-3, que ajuda no controle do colesterol prevenindo doenças cardiovasculares.

Para se beneficiar dos alimentos funcionais é necessário que o seu consumo seja regular, pois esses alimentos funcionam somente quando fazem parte de uma dieta equilibrada. Ou seja, se a pessoa estiver utilizando um alimento para o controle do colesterol, ela terá resultados positivos apenas se associá-lo a uma dieta pobre em gordura saturada e colesterol.

Vou mencionar alguns: as sementes (quinoa, chia, aveia, amaranto, linhaça), probioticos (iogurtes zero, desnatados), integrais são alguns alimentos ajudam seu organismo a funcionar melhor, trazendo benefícios a sua saúde. Agora você já sabe, quando falarem de Alimento Funcional, engloba tudo que ajuda a fazer seu organismo a funcionar melhor e te proporcionar mais saúde e qualidade de vida.

Bem, fico por aqui e já sabe: que não nos resto gordura localizada any more. FUI…

Fonte: Vale Mais Alimentos

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