Abacate com cacau: um milagre gastronômico aos chocólatras

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Todos “vibra” com essa dica #uebaaaaaaaaaa

Para tudo! Se você é chocólatra como eu e na sua dieta o vilão se chama  CHOCOLATE, seus problemas acabam aqui e agora. Ao menos as minhas dores de cabeça, pela tentação de detonar uma barra de chocolate, acabaram.

Na minha última ida à nutricionista, ela sugeriu meio abacate por dia no desjejum. Pensei: como vou fazer? Como eu adoro vitamina de abacate, perguntei se poderia acrescentar leite desnatado e fazer uma vitamina. Ela disse que sim e que, de fato, seria ótimo.

Saí de lá pensativo e como já tinha conhecimento dos benefícios do cacau (comento abaixo e detalho em outro post. vamos por partes), uni o útil ao agradável na tentativa de coibir meu desejo pelo bendito chocolate.

Primeiro dia, corto meio abacate, com 100ml de leite desnatado, 1 colher de sopa de cacau em pó e 20 gotas de adoçante de Sucralose. Bate tudo no liquidificador. É meio difícil pra bater porque é pouco leite e a lógica é que fique consistente, não líquido.

Gente, se torna um mousse. Fica tão cremoso, mas tão cremoso, que viciei. E detalhe, funcionou. Não tenho mais sofrido tentação de comer chocolate, pois a matéria prima do chocolate é o cacau e o problema do chocolate são as gorduras e açúcar que o cacau puro não tem. Olha, façam na sua casa e me digam. É uma ótima opção de desjejum. Fica divino e vamos aos benefícios do Abacate e Cacau?

Abacate:

O abacate contém de  3-4 gramas de proteína e 8-10 gramas de fibra.Assim, torna-se um excelente suplemento para a perda de peso e ajuda a suprimir a fome e fornecer nutrientes de qualidade para o corpo. Formada basicamente de ácido oleico (a mesma substância anti-inflamatória do azeite de oliva), a gordura do abacate reduz o risco de síndrome metabólica – desordem no metabolismo capaz de desencadear diabetes e ganho de peso. Além de magnésio, de cálcio e de potássio, o abacate possui mais de 15  sais minerais e vitaminas que ajudam a combater a deterioração da pele / rugas, doenças do coração e câncer. Isso faz com que o abacate seja um alimento excelente apoio para aqueles que procuram aumento de energia, uma aparência jovem, ou um estilo de vida saudável.

Outro componente da fruta que favorece o emagrecimento é a glutationa. “Essa substância, presente naturalmente no organismo, é reforçada pelo o abacate. Resultado: maior controle nos níveis de cortisol, o hormônio do stress que, em excesso no organismo, dificulta a perda de peso”, explica Daniela Jobst, nutricionista da Nutrijobst, em São Paulo. Pior: faz você acumular gordura especialmente na barriga. A glutationa ainda tem ação detox – ou seja, contribui com o fígado na eliminação das toxinas.

Cacau:

O cacau é uma das maiores fontes de polifenóis -substancias antioxidantes (flavonóides) que desempenham um papel importante na prevenção do câncer e na inibição de processos inflamatórios no organismo.  O cacau possui vitaminas A, B, C, D e os minerais potássio, ferro e flúor, contendo ainda uma quantidade considerável de ácido oléico (gordura monoinsaturada), o mesmo encontrado no azeite de oliva. As gorduras monoinsaturadas são “gorduras do bem” protegendo as artérias, elevando o bom colesterol (HDL) e diminuindo o colesterol ruim (LDL) impedindo assim o acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos e reduzindo o risco de doenças cardiovasculares, como aterosclerose e hipertensão, promovendo a saúde do coração.

O cacau eleva os níveis de serotonina e endorfina, conhecidos também como os hormônios da paixão, provocando uma sensação relaxante e de bem-estar.

Seu consumo reforça o sistema imunológico e melhora a agilidade mental, aumenta a capacidade de aprendizado e ajuda a manter o fluxo de energia, o que se mostra muito benéfico durante a infância.

O cacau em pó possui ainda diversas vitaminas e minerais como cálcio, fósforo, ferro, potássio, sódio, vitamina C e vitamina E, além de uma alta concentração de fibra dietética, cerca de 30%. Também contém proteínas e seu valor calórico é definitivamente muito mais baixo em relação ao chocolate.

O cacau facilita a produção de energia muscular já que os flavonóides encontrados no cacau aumentam a produção de mitocôndrias dentro dos músculos. Uma das funções básicas da mitocôndria é a produção de energia muscular.

O cacau in natura também é rico em anandamina, sendo o único alimento em que essa substância foi encontrada. A anandamina é uma endorfina  natural que o corpo produz após atividades físicas, também conhecida como “felicidade química”.

Além disso, o cacau é rico também em triptofano que contribui para a produção da serotonina, o hormônio anti-stress.

E aí, crianças, se convenceram? Vão adotar essa receitinha fácil, barata, deliciosa e super nutritiva? Eu não abro mão por nada. Consumo diário.

Fico por aqui e não esqueça: que não nos reste gordura localizada. FUI…

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