Sódio, realmente um vilão?

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Será que ele é mesmo um vilão?

Então, pessoas, fui pesquisar para responder esta pergunta: o sódio é realmente um vilão?

Bem, a resposta é: em excesso, sim. Tudo é prejudicial. Mas, o que vamos tratar aqui é o porquê de médicos e imprensa especializada terem, ultimamente, chamado bastante atenção a esse ingrediente bastante comum em nossa alimentação.

Antes de tudo, é necessário que compreendamos que o sódio é essencial ao nosso organismo. Ele age regulando as funções básicas, como o ritmo cardíaco, pressão arterial, absorção de glicose, volume do sangue no corpo. Contudo, com a chegada das comidas industrializadas e fastfoods as pessoas passaram a consumir muito além do que nosso organismo precisa: 2,4g.

E aí é que entra a perseguição ao consumo de sódio. Devemos ficar atento a quantidade dele nos alimentos, principalmente enlatados, industrializados e afins. Sódio em excesso aumenta o risco de hipertensão, acidente vascular cerebral, catarata, pedra nos rins e câncer de estômago.

Se o nível de sódio do organismo fica alto, ele pode liberar hormônios que causam a retenção de líquido e inchaço, e os rins não dão conta de filtrar e excretar o sódio e fica com seu desempenho comprometido.

Os 9 alimentos com maior teor de sódio (lista em ordem decrescente) são:

  1. Shoyo: 1 colher (sopa) tem 100% do que devemos consumir no almoço
  2. Mortadela: uma porção de 40g tem 2g de sódio
  3. Salame: uma porção de apenas 40g tem 3 g de sódio
  4. Macarrão Instantâneo: Algumas marcas chegam a ter 2,1g de sódio
  5. Pratos Semiprontos: chegam a ter 42% do total de sódio diário
  6. Lasanha congelada: 325g tem 60% da necessidade diária de sódio
  7. Batata Chips: deve ter até 0,3g de sódio para cada 100g de batata
  8. Cereais Matinais: 30g tem mais de 50% do que a criança precisa
  9. Sopas: Geralmente há mais de 2g por porção

Evite frequentemente esses produtos, temperar alimentos com temperos prontos. Descubra o poder das ervas naturais e use-as com frequência. E tenho mais dicas para que você consuma menos sódio:

  • Escolha marcas que já optaram pelo selo mundial Programa Minha Escolha, cujos produtos atendem as recomendações da OMS e tem baixos teores de sódio
  • Alimentos com mais de 480mg de sódio por porção são considerados ricos nesse mineral e portanto devem ser consumidos com moderação
  • Por outro lado, alimentos considerados livres de sódio devem conter até 5mg do mineral por porção
  • E os alimentos com quantidades muito baixa de sódio devem conter até 35mg por porção.

Para combater o acúmulo de sódio consuma espinafre, tomate, abóbora, banana e manga (exemplos de vegetais que possuem potássio, mineral que ajuda a eliminar o sódio do organismo).

Bem, fico por aqui. E que não nos reste mais gordura localizada. FUI…

Fontes: http://www.nutricao.inf.br / http://www.entrelinea.com.br / Revista Suplementação.

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