Alimentar-se saudavelmente é, de fato, caro?

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Quem vai às compras entenderá bem a crítica acima

Vamos falar de política e economia?

Bem, até adoraria. Gosto dessas duas áreas. Mas nosso papo hoje aqui não versará sobre essas duas temáticas, apesar de que elas impactam diretamente no nosso bolso. Contudo, vale ressaltar que os alimentos, sejam eles integrais ou não, tiveram uma alta bastante significativa. Eu que vou ao supermercado toda semana, aí que é perceptível como oscilam os preços.

Ok! Encerrada essa introdução, voltemos ao que nos é interessante. Vejo pessoas se queixarem de que manter uma alimentação saudável é caro. E eu pergunto, será mesmo?

Se fizermos um comparativo do valor de 1kg de arroz integral com o do arroz comum, percebemos a diferença; o primeiro, custa R$ 5,76 e; o segundo, 3,14. Você pode me dizer: “tá vendo, Marcio, é impagável!”. Eu vou dizer a você: não é caro, é ilusão!

Sabe por quê? Concordo que o valor do arroz pode espantar os consumidores, mas no geral vamos trabalhar em cima daqueles grupos alimentares que já falamos aqui neste postComeçemos com a os Construtores (Proteína). Ela todo mundo tem em casa: ovo, peixe, carne, frango. Optem, claro, pelos menos gordurosos. Daí você já mata um inimigo da alimentação saúdável.

Reguladores, acredito que todos compramos legumes e frutas, né? Nas feiras de ruas é bem barato comprar maçã, laranja, mamão, banana, abacate, abacaxi, berinjela, espinafre e tantos outros. Se você for esperto, compre as frutas da época, que são bem mais baratas pela disponibilidade que é maior. Ou seja, não sai caro. É bem mais barato comprar 1kg de maçã, que voce lancha a semana toda a um pacote de passatempo recheado de chocolate que sai bem mais caro para comer durante a semana. Vamos às estatísticas?

7 maçãs, dependendo do tamanho, tem aproximadamente 1kg. No geral, a maça gala custa R$ 3,50 o quilo. E você pode comer uma por dia no lanche da tarde. Agora, o pacote de passatempo custa 2 reais, para 7 dias, você gastará 14 reais. Aí você tenta me encurralar: “Marcio, eu não como um pacote de biscoito num lanche”. Bem, você não, colega, mas quem estiver ao seu redor te ajudará a detonar. Logo, um pacote por dia. O que saí mais em conta? A maçã, claro. Você ainda compra mexirica e para comer junto com a maçã e dá 50% mais barato que o biscoito. É mais saudável e mais barato.

Faça essas comparações e veja. Um iogurte grego da vigor custa R$ 1,99, o valor do biscoito. Você faz um mix com cereal: amaranto, quinoa, germem de trigo, gergelim ou usa só farelo de aveia, é o mesmo valor do biscoito e léguas mais saudável.

Energéticos, esse pode ser o calcanhar de Aquiles, já que mencionei o arroz. Bem, tenho certeza que a maioria das pessoas que acham arroz integral mais caro, é porque devem comer 500g por refeição. Ou seja, o problema não está no valor do arroz, mas na sua gula #chatiado.

Brincadeiras à parte, é verdade. O arroz integral rende mais e sacia, com certeza você comerá menos. E pondo mais legumes no prato, você comerá menos ainda. R$ 5,76 em 1kg de arroz integral é caro né, mas R$ 25 no burger king ou mc donalds, não é? O que precisamos fazer é mudar nossa mentalidade e reavaliar nossos hábitos.

Troque refrigerante pelo chá de lichia da feel good. Uma latinha dele no mercado é o mesmo valor da coca, é bem mais saudável. Se você por no papel o quanto você gasta em fast foods, em comida supérflua, você verá que não é caro comer bem. Pois você ganha em saúde, gasta menos em remédio e sente-se melhor.

1kg de pão francês  é, em média, 9 reais, o que equivale a 18 pães. Você compra um pacote de pão integral, que tem, mais ou menos, 14 fatias, e custa R$ 7. É uma diferença mínima que se você tiar os MC da vida, os bolinhos e coxinhas da balada, compensará. Comer bem sai caro para quem é relaxado e procura sempre uma desculpa para tudo.

Faça sua planilha, veja seu gasto com alimentação, medicação, petiscos, doces e etc. E pense em substituí-los por fibras, como a aveia que 1kg de farelo custa 6 reais e rende meses. Assim como as que mencionei acima. Enfim, dá para equilibrar e gastar o mesmo ou até menos. Sabe aquele nuggets para lanche, miojo, enlatados, congelados, tang (ou mancha pulmão, porque aquilo é, de fato, uma praga), passatempo, cheetos e afins? Tem horrores de gordura, sódio e custa caro, se compararmos com uma fruta, um iogurte com damasco ou aveia e, assim, por diante.

Lembre-se, antes de qualquer coisa, pesquise, faça sua matemática e verás que compensa ser saudável.

Fico por aqui e que não nos reste gordura localizada.

Consuma essa ideia

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