“Esta balança está querendo me destruir”

Padrão

Você, às vezes, tem essa impressão?

 

Quando iniciamos uma dieta todo dia corremos para balança. É meio que um condicionamento, pois queremos resultados instantâneos e beeeeeem visíveis.

O (A) leitor (a) do meu blog não pensa assim, não é mesmo? Afinal de contas, o que interessa a nós é a saúde e mudança de hábito. Os resultados serão consequência das escolhas que fazemos.

Isso é sério! Vejo na academia as pessoas saírem do treino e irem para a balança. Dependendo dele, o peso pode ter subido ou descido, mas não significa, necessariamente, que você emagreceu. Pode ter sido perda de líquido (aeróbio) ou músculo contraído (musculação).

Aprendi uma coisa com minha nutricionista, em 2004: “Marcio, sua balança deve ser o espelho”. Calma, pessoas, nada de viver o narcisismo e o estádio de espelho de Freud. Já ouviram falar sobre? Tem curiosidade? Clique aqui.

Autoestima é bom, mas bom senso é essencial, tá?

A partir dessa consulta, esqueci a balança, passei a considerar como me via no espelho e as roupas, até chegar ao nível de exigência: estou bem. Acredito que, no mundo de hoje, mudança de hábito é também um trabalho psicológico. Pois nossa cabecinha às vezes acaba modificando uma realidade e nos levando a obsessão (anorexia, bulimia, vigorexia), o que se torna patológico.

Deve-se compreender que não devemos ficar escravos de uma balança. Não é o que está lá mostrado que vai me fazer me sentir melhor ou não, mas a minha rotina, o meu dia a dia. Por isso, esqueçamos a balança, façamos as escolhas sem pensar em tempo. Abortemos essa brevidade e fugacidade. Você vai emagrecer, vai ganhar massa magra, tudo vai depender do seu empenho, dedicação e satisfação com seu novo estilo de vida. Pode levar dias, meses ou até anos, mas com certeza essa escolha certa nos fará ter muitos anos pela frente.

Jogue sua balança fora, foque no que você ingere, que seja correto, e na prática de exercício. De resto, teu corpo irá sinalizar, no espelho e nas roupas que você tem conseguido alcançar seu objetivo. E, claro, as amigas e amigos que ficarão com a cara na BR ao te vê bem, com a pele maravilhosa, o cabelo bom, o humor lá em cima e otras cositas más também em cima. Afinal de contas, todos nós gostamos de um elogio, fala a verdade?

Até a próxima e que nunca mais nos reste gordura localizada

Deixe um comentário

