Pão Integral: entenda os riscos

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Nem sempre estamos fazendo as escolhas certas

 

Quantas vezes já não ficamos igual ao menininho da foto ao morder nosso pão integral? Ééééé, aquele sorriso e pensamento: estou comendo bem e saudavelmente.

Mas será?

Calma, não quero assustá-los. Não foi feita nenhuma descoberta científica apontando perigos e ineficiência dos alimentos integrais. Ao contrário, estão cada vez mais sendo recomendados.

O que quero discutir com vocês hoje é como somos enganados pelo mercado. E acho que a ANVISA deveria agir em relação a isso. Lembram-se do post de ontem? É bem o mesmo critério, devemos estar atento a tudo, para não acharmos que estamos comprando A e acabando por levar B. #chatiado

Pois é, everybody, a indústria é cruel. Vocês sabiam que a maioria dos pães integrais contem mais de outros ingredientes à Farinha Integral? Você tem uma embalagem aí? Leia os ingredientes. Deve iniciar assim: farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico (o nome é bonito, mas significa que é farinha de trigo normal, aquela branca dos mercados), deve vir mais alguns dois ou três ingredientes e farinha de trigo integral, em seguida. 

Sabe o que isso significa? Que o pão que você come é tido “integral” porque leva um pouco de farinha integral. Isso é justo? Não!, também acho. #chatiado2vezes.

Uma outra forma de verificar a “pobreza” nutricional do alimento é que por ser feito mais de farinha de trigo normal, ele é pobre em fibra. Geralmente nem chega a 2g. Pouco, pouquíssimo!

Calma, pessoal. A maioria dos pães, tido integrais, é assim. Mas tem aqueles 100% integrais. A Pullman tem o 12 grãos (com mais de 5g de fibra). Tem outros no mercado também. Fiquem espertos a partir de agora. Para o pão ser, de fato, integralíssimo, deve conter mais de 4g de fibras e ter como ingrediente principal a farinha de trigo integral.

Bem, fico por aqui e não esqueçam: que não nos restem mais gorduras localizadas. FUI!

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